Você provavelmente já ouviu falar no Jovem Aprendiz 2017, certo? No artigo de hoje iremos ajudar a você, que quer iniciar sua carreira profissional e encontrar uma vaga de Jovem Aprendiz, confira!

Você que é um adolescente antenado desde cedo nas oportunidades da vida, certamente precisa conhecer o programa Jovem Aprendiz 2017. Ele permite que os adolescentes de 14 a 24 anos aprendam uma profissão durante o período escolar. E foi a lei trabalhista de dezembro de 2000, a Lei 10.097, que ampliou o trabalho para essa faixa etária. Antes dela, só os adolescentes a partir dos 16 anos podiam ingressar no mercado de trabalho. Com ela, as empresas de porte médio e grande são obrigadas a contratar no mínimo 5% e no máximo 15% de aprendizes do número total de seus empregados nas funções que exijam formação de nível básico.

Segundo o site do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a também conhecida como Lei de Aprendizagem é um contrato especial de trabalho por tempo determinado, de no máximo dois anos. Os jovens beneficiários são contratados por empresas como aprendizes de ofício previsto na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) do MTE, ao mesmo tempo em que são matriculados em cursos de aprendizagem, em instituições qualificadoras reconhecidas, responsáveis pela certificação. A carga horária estabelecida no contrato deverá somar o tempo necessário à vivência das práticas do trabalho na empresa e ao aprendizado de conteúdos teóricos ministrados na instituição de aprendizagem.

jovem aprendiz nestlé 2016 inscrição

Em dezembro de 2007 foi publicada a Portaria nº. 615 com o objetivo principal de promover diretrizes curriculares para o desenvolvimento dos cursos e programas de aprendizagem, classificados no âmbito da educação profissional como cursos de formação inicial e continuada. Três anos depois, como prova da evolução do programa, em dezembro de 2008, foi publicada a portaria nº 1.003, que alterou importantes artigos da Portaria nº 615 e criou o Cadastro Nacional de Aprendizagem, que foi criado destinando o registro das entidades de formação técnico-profissional metódica responsáveis pela qualificação de jovens no âmbito da aprendizagem. As Instituições qualificadas a ministrar cursos de aprendizagem são:

1) Os Serviços Nacionais de Aprendizagem: Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR); Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP).

2) As Escolas Técnicas de Educação, inclusive as agrotécnica.

3) As Entidades sem Fins Lucrativos, que tenham por objetivos a assistência ao adolescente e a educação profissional, registradas no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (arts. 429 e 430 da CLT).

Quem pode se inscrever no Jovem Aprendiz 2017

Jovens de 14 a 24 anos incompletos que estejam cursando o ensino fundamental ou o ensino médio. A idade máxima prevista não se aplica a aprendizes com deficiência. A comprovação da escolaridade de aprendiz com deficiência mental deve considerar, sobretudo, as habilidades e competências relacionadas com a profissionalização.

Entre os benefícios de se inscrever no programa estão a jornada de trabalho de até seis horas, possibilidade de contrato por até dois anos, remuneração de um salário mínimo, 13° salário e férias que deve ocorrer no mesmo período das férias da escola.

Publicidade

jovem aprendiz eletrobras 2016

Empresas devem aderir ao Jovem Aprendiz 2017

Para aderir ao programa de jovens aprendizes, o empresariado deve se dirigir a qualquer Delegacia Regional do Trabalho (DRT), entrar em contato com a Coordenação-Geral de Preparação e Intermediação de Mão-de-Obra Juvenil do Ministério do Trabalho e Emprego, pelo telefone (61) 3317-6553 ou acessar o site Mais Emprego e registrar esse interesse em contratar um jovem aprendiz, a partir daí o sistema fará o gerenciamento da vaga e o MTE será o responsável pela articulação entre os jovens, empresas e instituições de ensino.

Vagas Jovem Aprendiz 2017

Seu futuro promissor pode começar agora! Centenas de jovens brasileiros já foram beneficiados, pois a partir do contrato do jovem aprendiz é possível ser efetivado pela empresa. São inúmeras as oportunidades, fique ligado nessas que separamos para você e corre para buscar outras tantas outras vagas Jovem Aprendiz 2017 que estão disponíveis.

O programa Jovem Aprendiz Correios 2017 é fruto de uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e busca capacitar os jovens no curso de auxiliar administrativo. A jornada de aprendizagem é de 20 horas semanais e o curso possui duração de 12 meses consecutivos. Ao final desse período, os aprendizes que tiverem obtido bom aproveitamento receberão certificado de qualificação profissional.

Com esta iniciativa, os Correios visam proporcionar aos jovens o ingresso no mercado de trabalho, bem como incentivar a continuidade dos estudos, cumprindo assim seu papel de empresa pública e agente do governo na implantação das políticas para o desenvolvimento nacional. As inscrições estão abertas e é possível acessar pelo site dos Correios.

Já imaginou ingressar numa empresa líder global de serviços de telecomunicações que possui um amplo portfólio nas áreas de implementação e manutenção de rede, serviços gerenciados e tecnologia IP? Com atuação em todo o país, a Nokia Networks é líder no seguimento de Telecom e tem como clientes todas as grandes operadoras de telefonia do Brasil.

jovem aprendiz itau 2016

As vagas para o programa Jovem Aprendiz da Nokia estão abertas e podem ser acessadas pelo site Vagas. Podem participar da seleção jovens entre 18 e 22 anos, que estejam cursando o Ensino Técnico nas áreas de Elétrica, Eletrônica ou Telecomunicações. Nesta seleção as vagas são para Barueri/SP e São José dos Pinhais/PR.

E quem sabe trabalhar na empresa que pelo quarto ano consecutivo figurou entre as 150 melhores empresas para se trabalhar pela Você S/A. A Netshoes está selecionando jovens aprendizes para sua Central de Atendimento. Para participar da seleção, o jovem deve se encaixar nos pré-requisitos da vaga: ser pró-ativo, ter espírito aventureiro, organizado, esforçado e conectado ao esporte! Não perde tempo, jovem, corre lá e garante o teu futuro.

Fique de olho neste artigo! Em breve iremos divulgar diversas novas vagas para Jovem Aprendiz 2017.